QUEM SOMOS?

Historial da Banda:

A Banda B.V. Ílhavo - Música Nova foi fundada em 15 de Abril de 1900 por um grupo de Bombeiros músicos dissidentes da Filarmónica Ilhavense tendo a sua primeira atuação sido realizada nesse mesmo dia em frente ao Quartel dos Bombeiros de Ílhavo na época sito à Praça da Republica.

Desde a data da sua fundação a Banda B.V. Ílhavo - Música Nova participou em diversos festejos de Norte a Sul do País, sendo de salientar a participação em diversos Festivais de Bandas Filarmónicas. Organizou um Festival de Bandas pelo seu Centenário, com a participação de 7 Bandas Filarmónicas, onde foi galardoada com a Medalha de Ouro da Cidade de Ílhavo e posteriormente com o Leme de Prata das Associações, atribuído por "Os Ílhavos". Também em 2010 organizou um encontro onde participaram 4 bandas. Desde 2015 que todos os anos é organizado pela Música Nova, um encontro de bandas onde se promove a Música e as Bandas Filarmónicas.

Participou nos festivais de Música Popular do Inatel, nos Festivais de Bandas Filarmónicas da Gafanha da Nazaré, Samora Correia, Mamarrosa, Torres Vedras, Malveira, Paul (Covilhã), Alhandra, Arrentela e Alcácer do Sal.

Participando já em vários concursos, obteve, de salientar, o 2º Prémio em 1905 no concurso de filarmónicas em Aveiro e uma honrosa classificação no primeiro concurso internacional de Bandas Ateneu A. Vilafranquense, onde a sua atuação ficou incluída no CD comemorativo do Festival.

Realizou intercâmbios culturais, com a Union Musical Algimia - Valência - Espanha em 2004, bem como uma digressão aos Açores - Pico a convite da Sociedade Filarmónica União e Progresso Madalense em 2007.

A Banda B.V. Ílhavo - Música Nova possui uma Academia de Música (AMBI) com cerca de 70 alunos anualmente, em que os que queiram, após a pertinente formação, passam a integrar a respectiva Banda. É de salientar a criação, no ano letivo 16/17, de uma turma Sénior onde são incluídos alunos com idades que atingem sensivelmente os 80 anos.

A Banda B.V. Ílhavo - Música Nova conta actualmente com cerca de 50 elementos no ativo sendo o seu actual maestro Jorge Ferreira.

Com o lema "Um por todos, todos pela Música Nova", é, actualmente, a única Banda Filarmónica da freguesia podendo afirmar-se que é um Ex-líbris da Cidade de Ílhavo e por isso compete aos Ilhavenses o acarinhamento desta Associação Centenária.

© 2019 Worlds Collide. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora