Maestro

Jorge Pires Ferreira nasceu na Vila de Fermentelos, concelho de Águeda, em Agosto de 1969. Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade na Banda Nova de Fermentelos, permanecendo como clarinetista solista até meados de 2000.

De 1988 a 1991 integrou a Banda da Região Militar do Centro em Coimbra, onde frequentou também o Conservatório de Música de Coimbra, tendo como Professor de Clarinete Osvaldo Lemos. No ano de 1989, obteve o primeiro lugar do "Prémio Jovens Músicos", da região Centro. Nessa altura, com 21 anos, ingressou na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana em Lisboa, através de concurso público, tendo-se transferido mais tarde para a Banda Marcial da Guarda Nacional Republicana do Porto, na qual permaneceu, como clarinetista, durante oito anos, foi membro do Quarteto de Clarinetes da referida Banda Marcial, recentemente e a seu pedido foi transferido novamente para a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana em Lisboa onde permanece com a patente de Sargento-Ajudante.

Como músico na especialidade de clarinetista, tem atuado em todo o Continente, nas Ilhas dos Açores e da Madeira, e também no Estrangeiro, nomeadamente em Espanha, França, Suíça, Luxemburgo, Itália e Brasil. Dos vários agrupamentos musicais com que tem atuado, salienta-se: a Orquestra Sinfónica Lusitânea, a Orquestra de Sopros de Coimbra, a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, Banda Nova de Fermentelos (onde fez toda a sua aprendizagem), outras Bandas Filarmónicas e o Quarteto de Clarinetes do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro. Ainda como clarinetista, continua a colaborar com várias bandas filarmónicas e orquestras.
Tem participado em diversos Workgroups, nomeadamente: Cursos de Direcção de Orquestra orientados pelos Maestros Robert Houlihan e António Saiote; Cursos de Direcção de Banda orientados pelos Maestros Robert Houlihan e Délio Gonçalves; Cursos de Direcção Coral orientados pelo Maestro Erwin Orther; Curso de Canto com o Professor João Lourenço - todos na qualidade de executante; Master Class de Clarinete orientado pelo Professor Luís Silva (Prof. da Universidade de Aveiro). Estudou ainda Clarinete com o Professor António Joaquim Ribeiro (Clarinetista da Orquestra Sinfónica Portuguesa), com o Professor Artur Moreira (prof. do Conservatório Nacional de Lisboa), com o Professor João Aires (prof. do Conservatório de Música Silva Marques em Alhandra) e com o Professor Arménio Pinto (prof. do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro).
Participou também no Seminário de " Anatomia e Fisiologia da Respiração para cantores e instrumentistas de Sopro", orientado pelo Professor Doutor Diogo Pais.
Tem o curso de "Clarinete e Formação Musical" concluído no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, de Aveiro. Nesta mesma instituição, durante dois anos, estudou Canto com a professora Jurassiara Baptista e frequentou o workshop de Canto com o professor Paulo Vassalo Lourenço.
Em Outubro de1992, deslocou-se como Formador à Ilha de S. Jorge para integrar o projecto "União de Músicos da Vila da Calheta de S. Jorge", tendo dado formação à classe de Clarinetes.
Dirigiu artisticamente o Grupo Coral Jovem da Igreja Matriz de Fermentelos desde 1994 até 2000 e o Orfeão da Murtosa. Foi, desde 1997 a 2005, Professor na Escola de Música da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, concelho de Águeda.
Em Dezembro de 2006, a convite da Banda "Sociedade Filarmónica União e Progresso Madalense", deslocou-se à Ilha do Pico para orientar um Master Class para instrumentos de palhetas.
Em Abril de 2007, a convite da Autarquia da Madalena deslocou-se novamente à Ilha do Pico para orientar novo Master Class, desta vez para os Naipes de Palhetas, Metais e Percussão das três Bandas daquele concelho, sendo o Coordenador da respectiva Formação e responsável da escolha dos Professores dos diferentes Naipes.
Dirigiu artisticamente o Orfeão da Associação Cultural de Recardães, Concelho de Águeda, desde 1997 a 2009. É desde 2001 Maestro da Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo "Música Nova" e Professor responsável, com funções de direcção pedagógica, da Escola de Música da mesma instituição.
Pelos serviços culturais prestados, nomeadamente pelos resultados conseguidos na direcção artística da mencionada Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo "Música Nova", recebeu o troféu «Leme de Prata 2004 para a Música» atribuído pela Associação «Os Ílhavos». Em 2006, recebeu da Confraria Camoniana Associação de Ílhavo o Diploma de Mérito Cultural, atribuído pelo seu empenhamento, zelo e dedicação demonstrados no exercício das funções de Maestro da Banda do Bombeiros Voluntários de Ílhavo "Música Nova". Pelos mesmos superiores motivos recebeu, no ano seguinte, da Confraria do Bacalhau o honorífico título de "Confrade de Honra".
Em 2008, funda o Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, sob proposta e convite do
seu Provedor Prof. Fernando Maria.
Em 2010, recebeu da Confraria Camoniana o honorífico título de "Confrade de Honra".

© 2019 Worlds Collide. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora